1. OBJETIVO

   O diagnóstico constitui-se na base para a definição de alternativas que possam auxiliar o processo de tomada de decisão com relação ao modelo institucional, organizacional e de gestão da administração pública. Através dessa ferramenta será possível verificar a existência de dificuldades que possam estar afetando a eficiência do serviço público. O diagnóstico consiste na primeira etapa de um processo que tem como finalidade apontar as medidas necessárias para desenvolver e aprimorar os níveis de eficiência e eficácia de seu município.

 

2. ETAPAS

Levantamento: A primeira etapa para o diagnóstico compreende a realização do levantamento o qual compreende quatro fases distintas e intimamente relacionadas.

2.1. Revisão da Legislação e Pesquisa Documental: Compreende a identificação coleta e análise de todos os documentos escritos, internos e externos da organização, referente ao assunto tratado. Exemplos: legislação (Código Tributário, Estatuto do Servidor Público, Plano de Carreira), manuais, normas, instruções, rotinas, organogramas, regulamentos, relatórios e outros documentos análogos.

2.2. Questionário: É utilizado junto às pessoas visando comprovar algumas hipóteses apontadas pela equipe de projeto, o processo também poderá ser mapeado para identificar oportunidades de melhoria, assim como ser feita mineração em banco de dados e analises comparativas com referenciais.

2.3. Entrevistas - Observação Pessoal: Método para a coleta de dados e de comparação das informações obtidas na revisão das leis, documentos, questionários e entrevistas com a realidade dos fatos e dados, permitindo verificar distorções e corrigi-las.

2.4. Análise: Após o levantamento será feita  a análise dos dados. Esta etapa orientada no sentido de solidificar a diagnose dos principais problemas e dificuldades existentes e de indicar prováveis soluções.

3. ESCOPO DO TRABALHO

   Para o desenvolvimento dos trabalhos de diagnóstico, visando identificar as oportunidades de melhoria, as ações terão como principal foco os seguintes setores ou segmentos da prefeitura:

- Gestão Fazendária,

- Gestão de Pessoas,

- Gestão Organizacional,

- Gestão de Processos,

- Gestão de Contratos,

- Gestão da Infraestrutura,

- Gestão da Informação (TI).

 

4. RELATÓRIO

   O relatório  trará um diagnóstico da situação atual (organizacional e estrutural) do Município, identificando oportunidades de melhoria, com foco na diminuição de despesas e incremento da receita, mediante conclusões e recomendações.

© 2018 por W3alpha

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