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Estratégias empresariais impulsionam práticas em instituições de saúde

Estratégias empresariais impulsionam práticas em instituições de saúde. Métodos de avaliação, otimização de tempo e aproveitamento de recursos se incorporam às rotinas hospitalares.

Assim como conceitos de saúde podem ser aplicados em outras áreas, como educação e sustentabilidade.

O inverso também tem seus benefícios: cada vez mais a saúde se inspira em técnicas e conceitos empresariais para aprimorar sua aplicabilidade.

Termos como SLA (Service Level Agreement – Acordos de Níveis de Serviço), Lean Six Sigma e CRM (Customer Relationship Management).

São cada vez mais comuns no dia a dia de hospitais, clínicas e laboratórios.

“Emprestados” diretamente do vocabulário de profissionais de administração e marketing.

Esses parâmetros se adaptam facilmente à rotina das instituições de saúde, proporcionando mais eficiência às operações.

“São conceitos que ajudam, principalmente, a otimizar o fluxo de trabalho.

Entender demandas e aumentar a produtividade das instituições”, afirma Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon. Uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia para saúde.

“Mais do que isso, é um compromisso com os clientes e com a qualidade no atendimento da população em geral”.


Desenvolvido inicialmente para o setor administrativo, o SLA abrange uma concepção de mensuração de serviços.

A partir de uma análise qualitativa e quantitativa é possível utilizar esse recurso para medir a disponibilidade (Service Availability).

O tempo de resposta e o período médio entre falhas (MTBF – Mean Time Between Failures).

Adaptado para rotinas de instituições de saúde, o SLA pode determinar além do escopo de serviços.

O tempo de vida das amostras para análises da medicina diagnóstica, tempo de coleta e entrega de resultados.

Custos de exames e também o tempo de espera para o paciente ser atendido.

Os resultados obtidos enriquecem a análise e ajudam a melhorar a experiência do paciente nas instituições de saúde.


Nessa linha, o Lean Six Sigma, originário do setor industrial, também melhora o desempenho de hospitais, laboratórios e clínicas.

Por meio da redução do desperdício, aproveitamento de recursos e economia de tempo.


“As soluções da Pixeon têm o objetivo de tornar o processo mais prático e evitar retrabalho.

Além disso, padronização de processos induz resultados visivelmente positivos, de ordem quantitativa e qualitativa”, explica Roberto.

O setor de marketing e vendas também pode ser aproveitado na otimização de processos e melhoria na experiência do paciente.

É o exemplo das técnicas de CRM, que gerenciam o relacionamento com pacientes.

Antecipando as necessidades para melhor atendê-los.

“Por meio do CRM é possível, por exemplo, encaminhar aos pacientes lembretes sobre renovações de doses vacinais ou exames agendados.

Evitando a perda de consultas por esquecimento”, finaliza o executivo.


Sobre a Pixeon:

Pixeon, uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia para saúde.

E 15ª colocada no ranking das PMEs que mais crescem no país, tem o objetivo de se tornar líder nacional neste mercado até 2019.

A empresa está focada no crescimento estruturado e sustentável de longo prazo.

Para isso, além da visão one stop shop software provider, a companhia tem portfólio de produtos com a oferta mais atraente do mercado.

Ao combinar capacidade de entrega rápida, suporte local em todo país.

E produtos robustos prontos para atender centros de diagnósticos por imagem, clínicas médicas, laboratórios e hospitais.

Possui atualmente dois mil clientes no Brasil, tendo dobrado seu tamanho entre 2013 e 2015.

A empresa possui escritórios em Florianópolis (SC), São Bernardo do Campo (SP) e Salvador (BA), com unidades de negócio distribuídas pelo país.

Fonte: Assessoria de Comunicação Pixeon

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PROGRAMA DO CURSO:

1. Prevenção Geral de Acidentes  (dependências externas e internas da Escola)

  • Cuidados com o manuseio das mochilas pelas crianças,

  • Cuidados referentes à  hora do soninho das crianças,

  • Cuidados com quedas do trocador do bebê,

  • Cuidados na hora da alimentação: intolerâncias, alergias extremas e engasgos,

  • Cuidados com o uso de medicamentos na Escola,

  • Orientações sobre cuidados com os acidentes no Pátio,

  • Reforçar orientações com relação à negligência (nunca permitir crianças sozinhas em sala de aula).

2. Engasgamentos: Prevenção e Manobra de Heimlich (demonstração com uso de bonecos especícos do Engasgo),

  • Prática da realização da Manobra de Heimlich.

3. Traumatismos em Geral, com Sangramentos e sem Sangramentos (noções de fratura e remoção do acidentado),

4. Assistência às Mordidas: Prevenção, abordagem e  condutas,

5. Epistaxe: assistência ao sangramento nasal expontâneo,

6. Cuidados nos episódios de febre e convulsão,

• Uso de medidas gerais e assistência à crise convulsiva.

7. Assistência na Aspiração de Corpos Estranhos - ouvido,  nariz e olhos e boca (Intoxicações),

8. Noções Básicas de RCP (Reanimação Cardio Pulmonar).

Cito algumas Escolas como referência: Colégio Monteiro Lobato, Colégio La Salle São João, EEI Balão Azul, EEI Carrocel, EEI Cicla, EEI Hotelzinho, EEI Girafinha Travessa, EEI Recriar, EEI Bicho Carpinteiro, EEI Vovó Margarida, entre outras.

​O treinamento será customizado conforme a necessidade do Cliente.

Solicite a sua proposta para Enfa. Rosa Magalhães - E-mail: rosaalicemagalhaes@hotmail.com, WhattsApp: 51 99672.5794

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