Gestão Pública - Gestores Municipais


Artigo 19/04/2021 - Jornal do Comércio

Aos gestores municipais

Victor de Magalhães


Nosso País vive um momento de constantes mudanças, nas quais a nossa rotina tem se tornado cada vez mais flexível dadas as adaptações de um momento para o outro, tornando necessária a agilidade para acompanhar as demandas, principalmente nos negócios.

Atualmente é possível notar que muitas esferas da nossa sociedade estão praticamente imersas na realidade digital, porém há alguns setores que ainda estão buscando um percurso para essa era, a exemplo da esfera pública.

Já vimos o que a tecnologia agrega na gestão em saúde, com a telemedicina, prontuários eletrônicos e diversas outras soluções de Inteligência Artificial que tem sido um grande reforço na otimização de muitos processos durante a crise. Na gestão pública, a aproximação com a tecnologia se fez ainda mais necessária, visto que o momento atual exige agilidade nos processos e na entrega de valor para a população.


A tendência é que em 2021, a gestão pública aprofunde ainda mais os laços com os processos digitais através do Big Data e da implementação de um multicanal (Omnichannel), além de intensificar a digitalização dos serviços e a utilização da inteligência de dados para controlar e otimizar seus resultados.

Precisamos lembrar que deve haver um aprofundamento sobre os benefícios que estas ações podem levar para as diversas demandas que, por exemplo, envolvem sistemas, são repetitivas ou que poderiam ser executadas por algoritmos. Além de aumentar a qualidade de qualquer processo, a automatização pode também reduzir custos, permitir o acompanhamento de informações coletadas e qualificar o atendimento à população.

Ainda assim, antes de usufruir desta e outras ferramentas digitais que o mercado oferece é necessário aprofundar o conhecimento nestas questões, aproximar ainda mais os gestores que atuam na esfera pública para que possam também se qualificar no assunto e conhecer algo que fará parte de suas rotinas profissionais. O momento, como dito anteriormente, é de constantes mudanças que, apesar de apresentarem dificuldades, podem se tornar essenciais para que possamos continuar imersos nesta transformação digital e entregando mais qualidade à população.


Vice-presidente da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências/Fundatec

Posts Em Destaque
Posts Recentes