top of page

Impedindo que a Ocupação se Torne Esgotamento Profissional

Durante a maior parte da minha vida profissional, me senti muito ocupado. Às vezes, de maneira desoladora, descontroladamente - trabalhando longas horas, perdendo tempo para diversão ou família e estressada além da crença. E, no entanto, alguns anos atrás, quando eu estava limpando meu armário de arquivos antes de deixar o Washington Post depois de quase 20 anos, encontrei uma pasta após a pasta de histórias semi-relatadas que teriam sido boas. Muito bom. Se eu não estivesse muito ocupado para realmente trabalhar neles. Nos anos seguintes, pensei nesse momento com uma mistura de vergonha e arrependimento. Em grande parte, me culpei por não ter tempo para fazer um trabalho mais ambicioso e de alta prioridade ou por conseguir fazer tudo isso em horas razoáveis ​​e ter mais tempo para a vida toda. Só recentemente comecei a ver como fiquei preso em um túnel de ocupação.


Nos últimos dois anos e meio, tenho trabalhado em um projeto com pesquisadores de ideas42 (uma organização sem fins lucrativos que usa a ciência do comportamento para resolver problemas do mundo real) para explorar se o design da ciência do comportamento pode ajudar a resolver problemas de conflito entre vida profissional e pessoal. Nossa pesquisa constata que esse conflito - que é uma causa potente de estresse e um dos principais contribuintes para aumentos de saúde precária, queda na produtividade e paralisação da igualdade de gênero - é em grande parte o resultado de como os trabalhadores experimentam ocupações.


E talvez o mais importante, concluímos que encerrar o ciclo de ocupação pode não ser algo que os trabalhadores possam fazer sozinhos. As soluções mais promissoras estão no nível organizacional, não no pessoal.


Como os trabalhadores enfrentam conflitos na vida profissional


Demorou algum tempo para chegar a essas idéias. Na primeira fase do projeto, pesquisadores com idéias42 passaram cerca de um ano trabalhando com três organizações filantrópicas sem fins lucrativos diferentes em todo o país. Eles fizeram algumas visitas ao local para entrevistar e observar os estilos de trabalho de trabalhadores, gerentes e líderes; a cultura do trabalho; e como as pessoas interagiram com seu ambiente de trabalho para entender melhor os fatores que impulsionam o conflito entre a vida profissional e a vida profissional. Na fase atual, as idéias42 incluíram cinco outras organizações sem fins lucrativos e estão trabalhando com três que se comprometeram a projetar e testar intervenções comportamentais específicas para tentar reduzi-las.


Ao revisarmos alguns dos trabalhos mais recentes do site, fiquei impressionado com uma desconexão poderosa que surgiu várias vezes: em praticamente todas as organizações, todos os entrevistados disseram que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal - a capacidade de trabalhar de maneira eficaz e ter tempo para um vida satisfatória e saudável fora do trabalho - é um valor central da organização. E, no entanto, toda organização (incluindo as idéias42 e o Better Life Lab, o programa sem fins lucrativos que agora direciono) luta para viver esse valor. Os e-mails podem ser enviados a qualquer hora. O trabalho se espalha em noites, fins de semana, férias, salas de espera de hospitais e celebrações familiares. As pessoas estão se sentindo esgotadas. E, apesar disso, muitos trabalhadores publicamente usam esse martírio de trabalho sobrecarregado e excessivamente ocupado como um distintivo de honra. Em uma organização, os trabalhadores disseram achar que ninguém deveria trabalhar mais de 45 horas por semana. No entanto, o funcionário típico trabalha mais de 52.


As organizações sem fins lucrativos dirigidas a missões enfrentam um desafio particular. Os trabalhadores de lá muitas vezes pensam que seu trabalho é tão importante que importa mais do que sua remuneração, saúde ou equilíbrio entre vida pessoal e profissional - de fato, um estudo recente descobriu que metade da metade de todos os funcionários sem fins lucrativos está esgotada ou à beira disso. Nas visitas ao local, alguns trabalhadores disseram que, embora percebessem o benefício do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, trabalharam até o ponto de exaustão porque adoram o que fazem. "Achamos que [nosso trabalho é] importante, por isso, de certa forma, cria um desincentivo para desativá-lo", disse um participante. "Se todos odiamos nossos empregos, seria muito mais fácil criar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal". Os líderes não se saíram muito melhor. Embora eles expressassem o desejo de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal - se não fossem eles mesmos, pelo menos para o restante de seus funcionários -, eles estavam frequentemente entre os piores criminosos, enviando mensagens de texto às 21h, enviando e-mails no fim de semana ou à noite e raramente período de férias. Alguns líderes nem sabiam como o que eles fizeram (excesso de trabalho) prejudicou o que eles disseram acreditar (que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é importante). Outros líderes sabiam que não estavam discutindo: "Fazemos um péssimo trabalho na modelagem do equilíbrio entre vida profissional e pessoal", disse um deles. Percebi então que realmente criar uma melhor eficácia na vida profissional exigiria mais do que apenas dizer às pessoas para sair do email à noite. Todo mundo nesses locais de trabalho sabia o que deveria fazer, mas na verdade era uma história diferente. Portanto, quaisquer que sejam as intervenções comportamentais projetadas pelos pesquisadores, as culturas do local de trabalho serão presas em um paradoxo de ocupação mais amplo.


O paradoxo da atividade, explicado


Aqui está como o paradoxo da ocupação funciona: quando estamos ocupados e com aquela sensação de alta octanagem, em pânico, o tempo é escasso - o que um participante chamou de "momento sustentado de agitação" durante o dia de trabalho - nossa atenção e capacidade de concentração diminuem. Pesquisadores comportamentais chamam esse fenômeno de "tunelamento". E, como estar em um túnel, somos capazes de nos concentrar apenas nas tarefas mais imediatas, e geralmente de baixo valor, bem à nossa frente. (Pesquisas descobriram que, na verdade, perdemos cerca de 13 pontos de QI nesse estado.) Corremos ao redor apagando incêndios o dia todo, correndo para reuniões, vasculhando e-mails e chegando às 17h ou 18h com a constatação de que nem sequer iniciamos o trabalho mais importante do dia. Assim, ficamos até tarde no escritório, ou levamos trabalho para casa à noite ou nos fins de semana e, efetivamente, roubamos tempo para o trabalho longe do resto de nossas vidas. "Se você está nesse estado de pressão e tunelamento no combate a incêndios, não está conseguindo tempo para cumprir as metas de longo prazo. Você não está lidando com nenhuma das causas principais que levaram ao combate a incêndios ”, disse Matthew Darling, vice-presidente do ideas42 e líder do projeto. "A tendência é fazer as coisas fáceis de marcar. É para isso que você precisa de largura de banda. ”O tunelamento e a ocupação se reforçam mutuamente, acrescentou Darling. “Focar em tarefas de curto prazo faz com que você não faça planos estratégicos, o que faz com que você fique ocupado.


Em teoria, os trabalhadores podiam simplesmente ignorar qualquer trabalho que não concluíssem antes, por exemplo, às 17h e encerrar o dia. Mas agora é difícil sair do túnel: ao contrário de um século atrás, quando os americanos mostravam seu status no lazer, a ocupação se tornou o novo distintivo de honra. Portanto, mesmo quando lamentamos os locais de trabalho em que todos estão ocupados e ninguém é produtivo, a ocupação se tornou o caminho para sinalizar dedicação ao trabalho e ao potencial de liderança. Uma razão para isso é que, embora a produtividade seja relativamente fácil de medir no chão de fábrica ou na fazenda, ainda precisamos desenvolver boas métricas para medir a produtividade dos trabalhadores do conhecimento. Portanto, confiamos amplamente nas horas trabalhadas e enfrentamos o tempo no escritório como marcadores de esforço, e com o advento da tecnologia e a capacidade de trabalhar remotamente, estar conectado e responsivo a qualquer hora é o novo momento. "Túnel" não é mais algo que acontece por acidente ", explicou Darling. "É uma condição que os trabalhadores são forçados pelas práticas de gerenciamento padrão".

Então, como as intervenções científicas comportamentais podem começar a empurrar esse poderoso viés de ocupação que nos mantém tão estressados?

Uma chave será a construção de novos modelos mentais do trabalhador ideal. No momento, o modelo é alguém que chega cedo, almoça em sua mesa, fica até tarde, envia e-mails a qualquer hora, está sempre ocupado e sempre disponível para colocar o trabalho em primeiro lugar - uma definição que exclui qualquer pessoa com responsabilidades de cuidar (que, no Estados Unidos, são principalmente mulheres) ou o desejo de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.


Portanto, as idéias de intervenções42 projetadas para melhorar a eficácia do trabalho e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal também podem acabar sugerindo que um trabalhador ideal no século 21 seja alguém que faça um ótimo trabalho, esteja bem descansado e saudável e tenha uma ótima vida fora de trabalho - não alguém que está preso no túnel ocupado, perseguindo sua cauda, ​​pensando pequeno e na estrada para queimar. Essas intervenções são projetadas com o próprio fundamento da ciência do comportamento: a tomada de decisão humana é moldada não pela personalidade ou força de vontade individual, mas pelo ambiente.


3 maneiras de afastar seus funcionários do paradoxo ocupado

Reconheça o poder dos sinais sociais. Quando estamos no trabalho, tudo o que vemos são outras pessoas trabalhando. E quando vemos e-mails ou mensagens no meio da noite, assumimos que nosso colega de trabalho ou chefe trabalhava o dia inteiro ou a noite sem interrupções, quando talvez estivessem passeando com o cachorro ou jantando com a família. Mas essa vida fora do trabalho não se registra porque não a vemos. (Além disso, muitas vezes não queremos compartilhar nossas vidas fora do trabalho com colegas de trabalho e chefes, a fim de preservar o mito da ocupação de que estamos sempre trabalhando.)


"Você acaba mal calibrando", explicou Darling, ou pensando que as pessoas estão trabalhando mais do que realmente estão, então você automaticamente pensa que precisa fazê-lo para acompanhar. Os pesquisadores apontam para um estudo clássico de tal "percepção equivocada das normas" e quão prevalente e prejudicial pode ser: uma pesquisa em todo o país descobriu que uma grande parte dos estudantes universitários superestimava a quantidade de álcool consumida por seus colegas. Com o tempo, o melhor indicador de quanto os estudantes acabaram bebendo foi o quanto eles achavam que seus colegas estavam bebendo, mesmo que, na realidade, eles não estivessem bebendo tanto.

Para corrigir essa percepção errônea "sempre ativa", os pesquisadores das ideas42 estão testando a idéia de tornar o tempo fora do trabalho mais visível.


Eles estão pedindo aos gerentes que sejam mais abertos: fazer almoços, sair do escritório a tempo, trabalhar com flexibilidade, sair de férias, conversar sobre a vida fora das responsabilidades profissionais ou de cuidado e, mais demonstrativamente, incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo - potencialmente até incluindo eventos da vida em agendas compartilhadas. Outro experimento envolve lembretes automáticos. Esses lembretes saíam no início de cada ano e levavam as pessoas a agendar suas férias.

Os pesquisadores também estão trabalhando com equipes para projetar protocolos de e-mail, telefone e mensagens de texto para reduzir ou eliminar a comunicação de trabalho fora do horário normal, principalmente de líderes que estabelecem expectativas para todos os outros. O comportamento pode ser rastreado e tornado transparente, de modo que, através do poderoso empurrão da comparação social, pessoas e líderes sejam responsabilizados e os novos sistemas tenham maior probabilidade de permanecer.


Crie folga para um trabalho importante. Os humanos são terríveis ao estimar quanto tempo e esforço são realmente necessários para realizar as coisas. Isso se chama falácia do planejamento, e o paradoxo da ocupação apenas agrava essa tendência de subestimar e comprometer demais. Portanto, uma intervenção que está sendo testada é para os trabalhadores criarem intencionalmente folga em seus calendários toda semana - em outras palavras, agendar intencionalmente um bloco de folga para concluir qualquer trabalho que tenha sido adiado após uma emergência surgir ou concluir um projeto mais do que você pensou que seria. A equipe da ideas42 teve a ideia com base em um estudo de salas de operações de hospitais que considerou deixar um quarto sem uso para emergências, em vez de reservar com 100% da capacidade, na verdade aumentou o número de casos cirúrgicos e a receita, reduzindo o excesso de trabalho da equipe


Outra idéia é criar “dias de transição” no trabalho antes e depois das férias, onde a única expectativa dos trabalhadores seria encerrar o trabalho antes de sair e recuperar o que perderam enquanto estavam fora. Isso daria aos trabalhadores uma chance melhor de desconectar e recarregar durante as férias e ajudar as pessoas a voltar ao trabalho depois. As pessoas não se sentirão tão compelidas a responder e-mails por medo de ficar para trás ou por receio de manipular a caixa de entrada que está aguardando com demandas imediatas de trabalho. "Você quase sempre precisa de muito mais folga do que pensa", explicou Darling, "e é realmente muito importante para fazer um bom trabalho."


O tempo de folga requer um novo modelo mental - reconhecendo que, por mais que planejemos com cuidado, emergências de trabalho e demandas inesperadas sempre surgirão e os projetos e tarefas geralmente exigem mais tempo do que o que alocamos. Portanto, a criação de espaço em branco não diminui (trocadilhos); é o momento que permite que você realize seu trabalho mais importante com eficiência e evite que ele se espalhe pelo resto da vida.


Aumente a transparência na carga de trabalho de todos. Muitas pessoas que participaram do nosso projeto sentiram que estavam sempre ocupadas - indo a reuniões, respondendo a e-mails, colaborando com outras pessoas - mas não necessariamente produtivas. Eles acharam difícil encontrar trechos de tempo ininterrupto para se concentrar em um grande projeto, muito menos planejar, pensar ou criar estratégias. Alguns até disseram que usavam seu tempo livre apenas para ter um dia de trabalho ininterrupto e independente.


Portanto, uma das idéias de intervenção42 que os pesquisadores estão experimentando é um esforço para "concretizar" o trabalho, agendando a tempo de trabalhar as prioridades da semana e tornando as cargas de trabalho reais transparentes para chefes e colegas de trabalho. O pensamento é que essa transparência provavelmente criará atritos positivos toda vez que alguém quiser convocar uma reunião. Com o trabalho prioritário tornado mais transparente, a convocação de uma reunião não será vista como gratuita, mas sim uma troca de valores: o que todo mundo não está fazendo porque está nesta reunião? E a reunião é o melhor uso do tempo de todos?


Outra idéia envolve a "higiene das reuniões" - as reuniões podem se tornar mais eficientes com uma agenda necessária, tempo limitado e plano de ação concreto? Os pesquisadores também podem testar as reuniões e enviar e-mails com dias alternados para incentivar o tempo de trabalho concentrado.


No final, a esperança é que essas intervenções ajudem as pessoas a começar a agir de uma nova maneira de pensar. Se eles virem que podem trabalhar de maneira mais eficaz e ter um equilíbrio saudável entre vida profissional e trabalho, talvez em vez de elogiar as pessoas que se gabam de estarem super ocupadas e trabalhando o tempo todo, elas começarão a pensar: trabalho realizado, está à beira do esgotamento e tem pouco tempo para a vida, o que precisa mudar nesta organização?


Brigid Schulte é uma jornalista, autora do best-seller Oprimido do New York Times: Trabalho, Amor e Brincadeira Quando Ninguém tem o Tempo e diretor do Better Life Lab na Nova América



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page