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6 maneiras pelas quais uma crise pode ajudá-lo a cultivar uma mentalidade de crescimento

Experiências perturbadoras e estressantes costumam ser oportunidades de crescimento. A pesquisa mostrou que as crises podem ajudar a levantar o mantra "se não está quebrado, não conserte" que permeia muitas organizações, criando novas oportunidades para as pessoas expressarem suas ideias sobre como fazer as coisas melhor. Por exemplo, quando a pandemia forçou uma seguradora que aconselhamos a se deslocar totalmente à distância, o desafio do trabalho remoto fez com que várias equipes explorassem melhores maneiras de acompanhar o progresso. Os funcionários de campo propuseram novas métricas para rastrear os contatos de vendas com os clientes, bem como novas maneiras de integrar essas métricas aos indicadores-chave de desempenho existentes na plataforma Salesforce. A liderança gostou tanto do novo sistema que agora está sendo dimensionado nacionalmente.


Da mesma forma, times de basquete e hóquei geralmente apresentam melhor desempenho depois de perder companheiros por lesão, porque os demais companheiros são capazes de descobrir novas maneiras de trabalhar juntos. À medida que as equipes são forçadas a assumir novos desafios, enfrentar novas incertezas e se recuperar dos erros da era Covid-19, elas começam a internalizar que tanto suas próprias habilidades quanto as de seus colegas não são fixas, mas podem ser desenvolvidas.


Essa mentalidade de crescimento pode nos servir - e nossas equipes - bem durante esta crise. Abaixo, oferecemos seis sugestões para gerentes que buscam alavancar a transição para o trabalho remoto a fim de nutrir uma mentalidade de crescimento em si mesmos e em suas equipes. Seja paciente. Embora possa parecer muito tempo, ainda estamos apenas alguns meses na mudança generalizada para o trabalho totalmente remoto e ainda estamos aprendendo. Agora, quase todo mundo sabe como compartilhar uma tela ou executar uma sessão de breakout no Zoom, mas pode demorar mais para remodelar práticas de trabalho profundamente arraigadas para um ambiente remoto. Seja paciente consigo mesmo e com seu pessoal. Lembre-se de reconhecer o esforço, mesmo que os resultados ainda não correspondam às suas expectativas. Embora seja bom falar sobre os benefícios de uma mentalidade construtiva, aprender uma nova prática é desafiador e a falta de progresso imediato e mensurável pode ser desanimador. Perdoe a si mesmo e seja generoso com os outros - tente se concentrar no esforço que está sendo colocado e nos insights valiosos que você está aprendendo com esse esforço, em vez da falta de resultados imediatos.


Ensine a mentalidade construtiva a outras pessoas - e reforce-a em você mesmo. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, passou seus primeiros meses no trabalho ensinando às pessoas o valor de uma cultura de "aprender tudo", em vez de uma cultura de "saber tudo". Ele liderou pelo exemplo, compartilhando vídeos mensais em que revisava suas principais aprendizagens e estimulava grupos de toda a empresa a discutir as deles. Considere fazer algo semelhante em sua equipe, embora talvez em uma escala menor. Por exemplo, você pode dedicar parte de uma reunião de equipe semanal ou mensal para discutir o que os membros da equipe aprenderam durante a crise até agora. Envie os sinais certos. Tanto o que você diz quanto como você age enviam mensagens críticas aos outros. Por exemplo, em um estudo recente, os líderes perguntaram aos executivos recém-promovidos: “O que você fez desde a última vez em que conversamos, e se alguma coisa você aprendeu com isso?” a cada duas semanas. Rapidamente, porque sabiam que ele perguntaria, começaram a prestar mais atenção ao próprio crescimento e ficaram surpresos com o quanto estavam aprendendo. Você também pode enviar sinais para sua equipe. Você pode perguntar sobre o aprendizado ou recompensar informalmente o progresso feito, as lições aprendidas e a recuperação de erros tanto quanto o desempenho de destaque. Para modelar a aparência de uma mentalidade construtiva em ação, você pode compartilhar não apenas seu plano triunfante final, mas também os contratempos e buracos ao longo do caminho. Redefina as expectativas e revisite as práticas estabelecidas. A mudança para o trabalho remoto oferece uma desculpa perfeita para redefinir as expectativas de sua equipe em relação a dar e receber feedback construtivo. Se você é um líder de equipe, tente perguntar: "Quais são as três coisas que você tentaria mudar se estivesse em minha função?" Modelar a abertura para o feedback tornará mais fácil para seus colegas aceitarem o feedback.


Essa crise também é um bom momento para estimular sua equipe a avaliar e aprimorar as práticas estabelecidas. O trabalho online é significativamente menos tolerante com as falhas de coordenação e liderança, por isso é uma grande oportunidade para envolver outras pessoas na implementação de correções de curso imediatas. Isso pode envolver iniciar reuniões comunicando o que você sabe, indicando que muito ainda é desconhecido e convidando os colegas de equipe a compartilhar não apenas seus conhecimentos, mas também suas preocupações e dúvidas. Colocando as coisas na mesa, mais problemas podem ser resolvidos.


Por exemplo, uma líder de equipe que aconselhamos compartilhou que depois de apenas algumas semanas de trabalho remoto, um conflito aberto eclodiu entre dois de seus funcionários. A tensão, no final das contas, estava fervendo por meses. Quando a líder da equipe começou a resolver a situação, ela percebeu que a raiz do problema era que um dos funcionários tinha um estilo de comunicação bastante conciso e direto, que o outro funcionário considerou ofensivo. Quando o trabalho ficava remoto, as ambigüidades tonais em seus e-mails, juntamente com a tensão pré-existente em seu relacionamento, faziam com que o problema aumentasse rapidamente, resultando em um grande conflito.


Na tentativa de aprender com esse episódio e revisar as práticas da equipe, o líder da equipe facilitou uma sessão com toda a equipe para debater a melhor forma de se comunicar em um ambiente virtual. Uma nova prática desenvolvida pela equipe foi a “regra dos dois e-mails”: se dois e-mails enviados a um colega forem insuficientes para resolver um problema ou chegar a um acordo, espera-se que você ligue ou faça uma videoconferência com esse colega. Depois de implementar essa regra, a equipe teve menos mal-entendidos entre os funcionários e foi capaz de resolver problemas de trabalho complexos com mais rapidez.


Conheça melhor seus companheiros de equipe. Trabalhando remotamente, estamos conhecendo nossos companheiros de equipe de uma maneira diferente. Vemos seus espaços de trabalho, seus filhos e seus animais de estimação. Um executivo comentou brincando que antes da Covid, se um gato pulasse no laptop de um colega de equipe durante uma (rara) reunião virtual, a resposta típica seria constrangimento, desculpas e um feed de vídeo desativado às pressas. Agora, ele disse, as pessoas simplesmente riem disso. Estudos sugerem que estar menos preocupado com avaliação social e constrangimento estimula a experimentação e a criatividade, que são fundamentais para o crescimento. Além disso, outras pesquisas mostram que a expressão da identidade pessoal no trabalho também pode estimular a criatividade dos funcionários.


Embora a crise da Covid-19 apresente uma variedade de novos desafios, ela também cria novas oportunidades para os líderes cultivarem uma mentalidade de crescimento mais expansiva em si mesmos e em suas equipes. Embora não seja fácil, a mentalidade certa pode ajudar as equipes a coordenar melhor, inovar e possuir seu próprio futuro, tornando possível não apenas enfrentar a crise, mas sair dela mais forte.

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