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O PAPEL DO FUTURO PROFISSIONAL DE SAÚDE E O NOVO PERFIL DO PACIENTE

Capacidades de relacionamento e escuta serão fundamentais para o futuro dos profissionais de saúde.


O papel do médico diante das transformações e inovações na forma de relacionamento e tratamento dos pacientes também passará por uma revolução.


"Temos pela frente a necessidade de reformas políticas (fiscal, previdenciária, teto de gastos), que certamente irão afetar todos os setores da economia, inclusive a saúde.


Precisaremos de investimentos em infraestrutura, inclusive a relacionada ao setor de saúde.


O papel do profissional de saúde neste ambiente seguirá sendo essencial, contudo, a forma de relacionamento entre médicos, pacientes e agentes deste segmento deverá atingir novos patamares”.


Avalia Alexandre Holthausen Campos, diretor de graduação em medicina e diretor acadêmico de ensino do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.


Ao apresentar o painel “Educação: o que precisamos para hoje e o que queremos para o futuro dos profissionais de saúde” no 6º Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), que foi realizado em São Paulo.


Campos enfatizou que o perfil do médico no futuro é o do profissional que entende a necessidade da instrução, mas, que, “acima de tudo um bom médico precisa gostar de gente!”.


Além disso, deve ser intelectualmente autônomo e, ao mesmo tempo, estar disposto a trabalhar em grupo, complementa o diretor.


Campos pontua que o perfil da população está mudando, envelhecendo.


“Já não temos mais a pirâmide de jovens e vamos precisar aprender a lidar com as necessidades e o perfil deste consumidor.


Que com o advento da tecnologia e da informação, é muito mais instruído, tem acesso à informação, questiona os procedimentos adotados.


E principalmente, deseja e requer um atendimento de qualidade”, observa.


Uma das consequências desse novo perfil de paciente é que ele se cuida mais, e, consequentemente, irá usar cada vez menos internações.


“É neste ambiente que a medicina baseada em valor ganha espaço e os profissionais serão remunerados pela qualidade daquilo que entregam”, diz.


Neste cenário, os médicos precisarão ser formados para a prevenção das doenças e promoção da saúde.


Diferente do modelo antigo em que os profissionais eram solicitados para agir quando a doença já havia se instalado.


“O profissional do futuro terá de ter entre suas capacidades as de relacionamento e escuta.


O médico terá que saber curar, mas também será imprescindível saber cuidar e esse processo requer uma comunicação mais efetiva entre as partes envolvidas”, enfatiza Campos.


Para o professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Gonzalo Vecina, um líder tem que ter como um dos seus componentes o compromisso social.


“É possível ensinar isso? Sim, basta mostrar adequadamente a realidade.


Eles precisam entender como intervir na realidade para mudar para melhor.


Um dos problemas que vejo na formação do médico é que a escola é parte do processo.


Ele vai para o mercado, vai para residência, e essa história precisa continuar, para ser de sucesso”, orienta.

Fonte: Anahp

 
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PROGRAMA DO CURSO:

1. Prevenção Geral de Acidentes  (dependências externas e internas da Escola)

  • Cuidados com o manuseio das mochilas pelas crianças,

  • Cuidados referentes à  hora do soninho das crianças,

  • Cuidados com quedas do trocador do bebê,

  • Cuidados na hora da alimentação: intolerâncias, alergias extremas e engasgos,

  • Cuidados com o uso de medicamentos na Escola,

  • Orientações sobre cuidados com os acidentes no Pátio,

  • Reforçar orientações com relação à negligência (nunca permitir crianças sozinhas em sala de aula).

2. Engasgamentos: Prevenção e Manobra de Heimlich (demonstração com uso de bonecos especícos do Engasgo),

  • Prática da realização da Manobra de Heimlich.

3. Traumatismos em Geral, com Sangramentos e sem Sangramentos (noções de fratura e remoção do acidentado),

4. Assistência às Mordidas: Prevenção, abordagem e  condutas,

5. Epistaxe: assistência ao sangramento nasal expontâneo,

6. Cuidados nos episódios de febre e convulsão,

• Uso de medidas gerais e assistência à crise convulsiva.

7. Assistência na Aspiração de Corpos Estranhos - ouvido,  nariz e olhos e boca (Intoxicações),

8. Noções Básicas de RCP (Reanimação Cardio Pulmonar).

Cito algumas Escolas como referência: Colégio Monteiro Lobato, Colégio La Salle São João, EEI Balão Azul, EEI Carrocel, EEI Cicla, EEI Hotelzinho, EEI Girafinha Travessa, EEI Recriar, EEI Bicho Carpinteiro, EEI Vovó Margarida, entre outras.

​O treinamento será customizado conforme a necessidade do Cliente.

Solicite a sua proposta para Enfa. Rosa Magalhães - E-mail: rosaalicemagalhaes@hotmail.com, WhattsApp: 51 99672.5794

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